O que têm em comum Maya Gabeira e a Ericeira?

Coragem da surfista brasileira foi reconhecida pelos portugueses. Foto: Ricardo Bravo/Red Bull Content Pool

Se ainda existissem dúvidas de que o surf faz cada vez mais parte do dia-a-dia dos portugueses, esta é a prova definitiva disso. Maya Gabeira e a Ericeira lideram a lista das respetivas categorias dos assuntos mais procurados em 2013 no Google em Portugal e mostram o impacto, cada vez maior, que o surf está a ter no nosso país.

O aparatoso acidente sofrido nas ondas gigantes da Praia do Norte, na Nazaré, colocou a surfista brasileira à beira da morte e também fez extrapolar a sua reputação para fora do meio. A jovem brasileira foi assunto de telejornal, revistas, jornais e muito mais e poucos foram os portugueses que não ouviram falar deste nome.

Em grande parte por culpa do acidente quase fatal, Gabeira foi a desportista mais procurada no Google pelos portugueses durante este ano. O seu nome surge à frente de nomes como Bruma (2.º), Oscar Pistorius (3.º), Lance Armstong (4.º) ou Fredy Montero (10.º).

Mas antes mesmo do goleador do Sporting, na 9.ª posição, surge o nome de Garrett McNamara. O havaiano foi o pioneiro das famosas sessões de tow-in na Nazaré, mas este ano ficou um pouco “ofuscado” pela presença da turma brasileira.


Contudo, a presença do surf nestes dados não se esgota apenas no fenómeno da Nazaré. A Ericeira, vila inegavelmente ligada ao nosso desporto, surge como o destino mais procurado pelos portugueses no Google em 2013, à frente de Braga (2.º), Angola (3.º) ou mesmo Algarve (5.º). Cascais, que é o concelho que foi o berço do surf em Portugal, surge na 8.ª posição.

Previous
Next Post »