Laird Hamilton diz que Carlos Burle não bateu o recorde de maior onda surfada

Laird Hamilton foi contactado pela CCN enquanto especialista neste tipo de surf.

Laird Hamilton, lenda havaiana do surf mundial que surfou a onda do milénio em Teahupoo em 2000 e um dos mais respeitados watermen do Mundo, disse à estação televisiva CNN que não acredita que a onda que Carlos Burle surfou na Nazaré na passada segunda-feira vá bater o recorde de maior onda alguma vez surfada.

À cadeia televisava norte-americana, Hamilton apresenta argumentos interessantes. "Para começar, penso que para bater o recorde é necessário que o surfista complete a onda e o Carlos [Burle] não o fez" aponta o surfista.

Laird explica à CNN que "completar a onda", para um surfista de ondas grandes, consiste em primeiramente "apanhá-la e, depois, surfa-la até um spot de segurança onde possas ser apanhado pelo piloto do jet ski ou até onde possas remar para uma zona em que a onda seguinte não te apanhe". Para Hamilton, Burle foi apanhado pela espuma da onda e isso é sofrer um wipeout, logo, é uma "tentativa falhada". "Se ele diz que surfou a maior onda alguma vez apanhada, eu diria que ele sofreu um wipeout na maior onda alguma vez apanhada. Não podes dizer que apanhaste a maior onda e não a completaste " atira.

Hamilton aborda depois o acidente sofrido pela surfista Maya Gabeira, não poupando a surfista a críticas. "Ela não tem a habilidade necessária. Ela não devia estar neste tipo de ondas. É responsabilidade do Carlos tratar dela e ambos têm sorte que ela não se tenha afogado" acusa o havaiano, para quem o "conceito de encontrar o tamanho exacto de ondas é muito subjectivo e difícil de medir".

Por último, o surfista confessa que foi convidado por locais da Nazaré a vir até Portugal surfar esta ondulação, sem referir qualquer motivo por que não o fez.

Laird Hamilton é uma das vozes mais respeitadas do Mundo no que toca às ondas grandes e nunca escondeu as suas opiniões quanto à sua medição, à busca da onda de 100 pés e aos prémios Billabong XXL, que considerou "incompreensíveis" numa entrevista à SURFPortugal em 2010.


No vídeo em baixo podes assitir à intervenção de Hamilton, em directo, na CNN. Mais em baixo, podes rever a onda que Carlos Burle apanhou.



WATCH THE VIDEO HERE

Previous
Next Post »